Skip to main content
Support - EBSCO Help

Como o ranking de relevância é determinado no EBSCO Discovery Service (EDS)?

O EBSCO Discovery Service (EDS) aplica uma estratégia de alta amplitude para a determinação do ranking de relevância utilizando vários critérios, incluindo a frequência do termo de pesquisa, ponderação de pesos relativos dos campos, a correspondência exata dos termos de pesquisa nos campos, e impulsionamento de atributos de conteúdo, para fornecer ao usuário resultados mais relevantes em suas pesquisas. O objetivo da EBSCO é exibir os resultados mais relevantes na primeira página.

O principal fator que contribui para a relevância é a freqüência que os termos de pesquisa do usuário encontram-se nos metadados EDS e no texto completo dos registros. Assim como todos os serviços de pesquisa, o EDS inicia procurando registros que contenham os termos de pesquisa do usuário. Alguns campos são considerados mais importantes do que outros para fins de determinar-se a relevância e recebem um peso maior devido à sua maior importância relativa aos outros campos. 

Maximizando a Precisão com Ranking dos Campos

Os campos abaixo são os campos mais influentes utilizados nos cálculos para o ranking de relevância e estão listados por ordem de influência.

  1. Assunto
  2. Título
  3. Palavras-chave fornecidas pelo autor
  4. Resumo
  5. Autores
  6. Texto completo

Outros campos dos metadados, além dos listados acima, também contribuem para a determinação do ranking de relevância.

Minimizando a Influência do Texto Completo

Para minimizar a influência de alta frequência de palavras correspondentes nos textos completos dos documentos, como longos artigos acadêmicos, eBooks e documentos governamentais, o campo de texto completo tem o menor peso entre os campos. Além disso, o algoritmo para determinação do ranking de relevância utiliza um modelo de queda de ponderação para que as contagens muito elevadas de texto completo não aumentem artificialmente a relevância destes documentos.

Precisao do Assunto Melhorada

Precisão de Assunto Melhorada utiliza termos do vocabulário mapeados de várias fontes para adicionar precisão nas pesquisas de tópicos. Quando o termo de pesquisa do usuário corresponde a um conceito conhecido, registros com o conceito recebem um impulso adicional para a determinação da relevância. Consultas de pesquisa populares também são mapeadas para se aumentar as oportunidades de correspondência de conceitos.

Valorização no Ranking

Atributos de conteúdo específico de registros correspondentes também podem contribuir para a ponderação da relevância. Estes atributos de conteúdo incluem:

  • Data de publicação
  • Tipo de publicação
  • Revisados por pares ou não
  • Tamanho do documento

Pontos são adicionados à relevância com base em critérios não específicos aos termos de pesquisa do usuário. Exemplos incluem:

  • EDS vai priorizar ranking de registros recém-publicados e registros revisados por especialistas sobre equivalentes mais antigos e não revisados por pares.
  • Registros identificados como um tipo de publicação de "resenha do livro" ou "notícias" recebem uma ponderação de relevância menor do que outros tipos de publicação.

Além disso, campos específicos podem ser configurados para suportar aumento de ponderação em casos de coincidência de termos nos campos. Por exemplo, a ponderação da relevância é aumentada quando os termos de pesquisa coincidem exatamente com o campo “título” de um registro de catálogo da biblioteca. O ponderação maior é configurada de maneira que cada termo não-coincidente faz com que os pontos adicionais sejam minimizados para casos de correspondência parcial dos termos.

Coleções Locais da Biblioteca

Todos os registros provenientes dos catálogos de bibliotecas e repositórios institucionais são avaliados utilizando o mesmo critério descrito acima para a determinação do ranking de relevância. Para atender as expectativas dos usuários poderemos aplicar uma pontuação adicional para registros de catálogo da biblioteca quando os títulos dos itens do catálogo coincidem com os termos de pesquisa do usuário. Além disso, os clientes têm a opção de influenciar a ponderação global da relevância de seus catálogos e / ou repositórios institucionais. Esta configuração opcional permite que todos os registros do catálogos e repositórios institucionais apareçam acima ou abaixo na página de resultados de pesquisa em relação a outros conteúdos no perfil EDS.

Apresentando Resultados Relevantes

Os vários fatores descritos acima se combinam para determinar uma graduação de relevância no EDS para todos os resultados correspondentes à uma determinada pesquisa no EDS. Estas pontuações determinam a ordem que os registros aparecem na lista de resultados da EDS. Não existe uma fórmula simples para a determinação do ranking de relevância, mas uma infinidade de fatores que variam de acordo com a pesquisa do usuário, o conteúdo pesquisado, e as configurações de perfil EDS. Como uma área de desenvolvimento constante, estamos continuamente ajustando e melhorando os critérios para determinação da relevância para fornecer aos usuários os resultados desejados para cada pesquisa, em diversos contextos.