Skip to main content
Support - EBSCO Help

Pesquisa com Operadores Booleanos

O operador lógico booleano define relações entre termos em uma pesquisa. Os operadores booleanos são and, or e not. Você poderá utilizar estes operadores para criar uma pesquisa bastante genérica ou bem limitada.

  • And combina os termos da pesquisa para que cada resultado da pesquisa contenha todos os termos. Por exemplo, travel and Europe recupera artigos que contêm ambos travel e Europe.
  • Or combina os termos da pesquisa para que cada resultado da pesquisa contenha no mínimo um dos termos. Por exemplo, college or university encontra resultados que contêm  college ou university.
  • Not exclui termos para que cada resultado da pesquisa não contenha nenhum dos termos que o seguem. Por exemplo, television not cable encontra resultados que contêm television mas não cable.

Notas:

  • Ao executar uma pesquisa, And tem precedência sobre Or.
  • Quando você pesquisa em EBSCO Discovery Service, o administrador da sua biblioteca poderá requerer que os operadores booleanos estejam em letras maiúsculas (AND, OR, NOT).


A tabela abaixo ilustra as funções dos termos booleanos:

And Or Not
Cada resultado contém todos os termos da pesquisa. Cada resultado contém pelo menos um termo da pesquisa. Os resultados não contêm os termos especificados.
A pesquisa coração and pulmão recupera items que contêm ambos coração e pulmão. A pesquisa coração or pulmão encontra items que contêm coração ou pulmão. A pesquisa coração not pulmão encontra items que contêm coração mas não contêm pulmão.

Quando se exibe apenas um campo Find, você poderá digitar termos de pesquisa no campo Find, e combinar com AND, OR, e NOT. (Por exemplo, Roosevelt NOT Franklin.)

Boolean Search on Basic Search Screen

Quando se exibe campos Find adicionais, você poderá digitar termos de pesquisa em cada campo Find, e selecionar AND, OR, e NOT  no menu de operadores booleanos.

Boolean Search on Guided Style Find Fields

Com termos de pesquisa mais compridos, você poderá combinar vários termos em uma pesquisa com o operador AND, o qual limitará os resultados da sua pesquisa. Por exemplo, coração AND pulmão AND desvio AND artéria fornecerá uma pesquisa mais focalizada que coração AND pulmão OR desvio OR artéria.

Para aproveitar ainda mais os operadores booleanos, você poderá colocar termos da pesquisa e seus operadores entre parênteses para especificar a ordem na qual serão interpretados. A informação entre parênteses é considerada primeiro, e logo considera-se a informação fora dos parênteses. Por exemplo, (coração OR pulmão) AND desvio recuperará resultados diferentes que coração OR pulmão AND desvio.

Utilização de Operadores Booleanos e Parênteses

Para aproveitar ainda mais os operadores booleanos, você poderá utilizar parênteses para incluir alguns termos da pesquisa dentro de outros.

Você poderá incluir termos de pesquisa e seus operadores em parênteses para especificar a ordem na qual serão interpretados. Informação dentro de parênteses é considerada primeiro, depois é considerada a informação fora dos parênteses. Por exemplo,

Quando você digita (rato OR ratazana) AND ratoeira, a pesquisa recupera resultados que contêm a palavra rato ou a palavra ratazana junto com a palavra ratoeira nos campos pesquisados por default.

Se existem parênteses entre parênteses, a pesquisa processa primeiro a expressão parentética mais interna, logo a próxima, até que se tenha incluído a pesquisa inteira. Por exemplo,

((rato OR ratazana) AND ratoeira) OR ratoeira

Utilização de Operadores Booleanos ao Pesquisar uma Frase

Quando operadores booleanos estão incluídos dentro de uma frase que foi digitada entre aspas, o operador é tratado como palavras separadas. Neste caso, se pesquisará qualquer palavra ao invés da frase.